sexta-feira, novembro 13, 2009

Numerologia nas empresas

O mundo corporativo que conhecemos aqui no ocidente tem grande influência das ciências exatas e teorias cartesianas. Mesmo a Administração, ciência onde está inserida a gestão de pessoas através da área de Recursos Humanos, costuma ter um olhar mais voltado aos números que contabilizam do que para os fatores variáveis da ética e da conduta humana.

Não é novidade que as empresas pouco a pouco voltam-se para uma visão mais psicológica e analítica de fatores emocionais, traços de personalidade e talentos e habilidades que estão ocultos para quem meramente olha o currículo no papel. Atuando no mundo de RH, muitas vezes me surpreendi ao ver maravilhosos portfólios profissionais, destacados por especializações e MBA's, mas que nada diziam da realidade humana de quem o portava. Surpresas como essa nem sempre são agradáveis após a contratação.
Por isso, muitas empresas já adotam, mesmo que de maneira muitíssimo velada, os recursos de análise de perfil da numerologia, grafologia, astrologia, etc. Pouca pessoas sabem que as profissões de Numerólogo e Astrólogo são reconhecidas no Brasil e têm registro no Ministério do Trabalho. Entretanto, é comum o preconceito ao citar-se esta habilidade profissional, que para muitos executivos de outras gerações, trata-se de mera especulação esotérica ou charlatanismo e curiosidade.

O que também é pouquíssimo divulgado, é que muitas organizações multi-nacionais já usam estes recursos amplamente, desde a seleção de candidatos até a escolha de nomes de produtos, datas de fechamento de contratos, e até mesmo na constituição societária.

Cabe dizer que a ética e o sigilo profissional precisam ser preservados na prestação serviços de análise numerológica. Mas, posso afirmar com segurança, que muitos clientes têm obtido resultados satisfatórios em suas consultas, pois percebem que a numerologia, adotada como ciência de auto-conhecimento, preserva sua bases ligadas à exatidão da matemática algébrica. Até porque, na origem, toda matemática era uma só. E há muito ainda na "matemática sagrada" a se conhecer.

Nenhum comentário:

Seguidores