quinta-feira, junho 21, 2007

Deus Geometriza

Um pouco sobre Pitágoras:


Muito da compreensão espiritual e esotérica que temos hoje sobre os números é devido a Pitágoras, também conhecido como o "pai da matemática".
Seu famoso teorema (o quadrado da hipotenusa de um triângulo reto é igual a soma dos catetos) é talvez uma das poucas referências que temos sobre ele na ciência convencional. Porém, Pitágoras era antes de matemático, filósofo e místico. Considerava os números como entidades vivas, que emitem vibrações. Era conhecedor de todos os fenômenos naturais, e chegou a identificar que os astros emitem vibrações na forma de sons, chamadas "música das esferas".

Nascido por volta de 580 a.C., na ilha grega de Samos, desde muito cedo partiu rumo ao Oriente em busca de seus estudos. Fala-se que foi iniciado em ciências ocultas no Egito, estudou com Zoroastro e aprendeu Kabbalah na Judéia. Fixou-se no sul da Itália e fundou a Tetrakis, sua escola de mistérios. Ser discíulo direto de mestre Pitágoras não era para qualquer ser humano. Um dos pré-requisitos era conhecer geometria, aritmética, música e astronomia. Platão foi responsável por divulgar a escola pitagórica como a conhecemos.

Algumas das frase atribuídas a este grande filósofo e matemático:

"Evolução é a lei da vida. Número é a lei do Universo. Unidade é alei de Deus."

"Os algarismos representam as quantidades, os Números representam, as qualidades"

"Deus Geometriza"

Nenhum comentário:

Seguidores