segunda-feira, dezembro 17, 2007

Numerologia do Novo Testamento

Estamos próximos do dia que trouxe um marco de tal amplitude que modificou a contagem dos calendários de grande parte da humanidade: o nascimento de Jesus.
O Novo Testamento inicia-se a partir deste acontecimento e traz diversos elementos numerológicos que merecem ser estudados. Os autores dos quatro primeiros livros (Matheus, Marcos, Lucas e João) agregaram os ensinamentos recebidos de boca a ouvido e os transformaram em parábolas e figuras de linguagem. As interpretações para esses livros são inúmeras, e aqui cabem algumas, não como verdades absolutas, mas como bases de estudo.

1 - É o Eu superior, relacionado ao Verbo. "No princípio era o Verbo... e o Verbo era Deus" (João 1:1)

2 - Tem a ver com os pares opostos: "Ninguém pode servir a dois senhores..." (Matheus 12:25)

3 - Representa a Trindade: Jesus ressuscitou três dias depois de ser crucificado; foi negado três vezes por Pedro; teve doze apóstolos, sendo o doze uma dimensão maior do nº 3, assim como Judas entregou Jesus por trinta moedas, e esta é também uma variável do três.

4 - É a Lei e a ordem, representa o reino material. A cruz tem 4 pontas. Lázaro é ressuscitado 4 dias após sua morte (morte: material / ressureição: espiritual).

5 - Representa os quatro elementos materiais mais a quintessência, ou espírito. É a purificação das sentidos dos seres humanos. As cinco chagas de Cristo simbolizam o sofrimento que os encarnados passam para voltar a Deus.

6 - É o equilíbrio e a harmonia. Os casamentos bíblicos, como as bodas de Canã. "E ali estavam postas seis jarras de pedra" (João 2:6)

7 - As sete partes da oração ao Senhor, ou Pai Nosso, que representam a tríade (espiritual) sobre o quaternário (material). (Matheus 6:9-13)

8 - O oito não encontra significação específica no Novo Testamento, mas em seu significado numerológico, representa o equilíbrio entre mundo espiritual e material. Portanto, tem representatividade na busca espiritual dos povos que seguiram Jesus.

9 - Refere-se à redenção trazida pelo Salvador, pois o 9 é a conclusão, quando se encerrra definitivamente um ciclo e vem o renascimento. Também tem ligação com o Amor Universal, trazido por Jesus à humanidade: "Deus é amor: e quem permanece no amor está em Deus, e Deus nele" (João I 4:8) , "Na nona hora - hora da prece - Cristo, na cruz, disse: está consumado" (João 19:30)

Nenhum comentário:

Seguidores