quarta-feira, janeiro 06, 2010

Três Reis Magos

Hoje comemora-se, nos povos de origem cristã, a visita dos três Reis Magos ao recém nascido Menino Jesus. Poderia falar aqui de fatos históricos comprovados, ou das evidências controversas que os cientistas da atualidade registram sobre a não-existência destes Reis. Poderia também citar o relato bíblico do Evangelho de Mateus ou dos evangelhos apócrifos.
Mas, o mais importante, é buscar o que esta história traz como significado essencial. Qual sentido pode ter essa visita de outros reis a um menino considerado ali um Rei maior, mesmo que nem todos os povos o reconheçam como tal.
Então, alguns fatos podem ser analisados. O monge anglo-saxão São Beda, em seu tratado "Excerpta et colletanea" chamou-os de Melquior, Gaspar e Baltasar. Nomes que, em algumas tradições, trazem significados ocultos relacionados ao nascimento de Jesus: Melquior - Meu Rei é Luz; Gaspar - quem faz a ação de inspecionar; Baltasar - Deus se apresenta como Rei.
Se associarmos os nomes, podemos interpretar que, ao verem a estrela brilhar, os reis foram inspecionar, reconheceram a luz do Rei e o consideraram também luz de Deus.
Eis a parte mais bonita. O louvor e o reconhecimento. A quantas coisas simples e ao mesmo tempo valorosas temos deixado de reconhecer seu valor? O brilho do sol, nosso trabalho diário que traz sustento, nossa família de origem. Ou até mesmo perceber que o ser humano, mesmo problemático, também traz uma essência divina que pode ser valorizada, lapidada e trazida à tona.
Outro fato interessante é que os Reis trouxeram presentes. O que representariam? Lembrando que estamos num ano de vibração 3, de expansão e comunicação: eram 3 reis, que trouxeram 3 presentes, viajando por 12 dias, sendo que 1+2=3. O 3 simboliza a criança, o sagrado fruto. Assim, os Reis expandiram seus horizontes e foram à procura do Menino. O 3 representa também essa ação de buscar. A expansão, para acontecer, deve partir de dentro de si.
Cada presente, na antiguidade, tinha também um significado especial. O ouro era o metal mais nobre, usado como dinheiro, e por isso representa a realeza e a nobreza do Rei Menino. O incenso, que na época era o puro olíbano, era uma oferenda feita tradicionalmente aos sacerdotes da judeus, como símbolo de espiritualidade. E a mirra, que era usada para embalsamar, simboliza a imortalidade e a humanidade do Rei. Por isso, a origem de presentear no Natal veio deste gesto, e muitos povos continuam dando os presentes no Dia de Reis, e não em 25 de dezembro.
É bonito também observar que o dia 6 de janeiro, com o passar do tempo, foi estabelecido como Dia Mundial da Gratidão. A gratidão, um sentimento que traz consigo o reconhecimento, o valor, a importância. Ver o lado positivo das coisas e das pessoas. Quando há reconhecimento, o olhar se torna mais leve, e permite-se alimentar o coração com Amor.
Essa é mensagem mais importante na visita dos 3 Reis. Se eram magos ou astrólogos, hoje pouco nos importa saber. O fato é que tiveram a sabedoria de reconhecer a Luz, e foram em busca de encontrá-la.
Feliz Dia de Reis!

Nenhum comentário:

Seguidores