terça-feira, julho 29, 2008

Pitágoras - Criador da Matemática


Conta-se que Pitágoras de Samos (do grego Πυθαγόρας) foi mais do que apenas um matemático, mas também um dos principais filósofos que já existiu. Nasceu na ilha de Samos, na Grécia, por volta do ano 571 a.C. e deixou o plano físico por volta de 497 a.C., em Metaponto. Seus estudos influenciaram toda a tradição esotérica e as ciências que fizeram da Grécia o berço cultural da humanidade.

Toda sua história está envolta em lendas. Na Grécia antiga, o batismo de uma criança era um ritual revestido por muitos mistérios do ocultismo, com grande significado espiritual, pois os sacerdotes procuravam dar a cada recém-nascido o nome que se harmonizasse com sua personalidade inata. Assim, o nome de Pitágoras foi-lhe dado pela Pitonisa do Templo de Delfos, que havia prenunciado aos seus pais que ele seria uma criança incomum, um ser excepicional. Ao nascer, Pitágoras foi levado até o templo de Delfos, onde a sacerdotisa lhe reconheceu como legítimo filho de Apolo e o batizou.

O nome Pitágoras significa "A Voz da Sabedoria". Este nome tem origem em outros dois vocábulos gregos: Píton e Ágora. Em nosso idioma, segundo o Dicionário Aurélio, Píton tem entre seus significados, o Mago, ou aquele que prevê o futuro. Ágora, pelo léxico, representa as praças das antigas cidades gregas onde as pessoas se reuniam e faziam comércio e assembléias públicas (a boca do povo).

Assim, somando-se estes significados, temos: Píton= Sabedoria (ou Sábio) e Ágora= Voz (ou boca). Portanto o nome desse mestre grego representa "a voz do Sábio", ou "A Voz da Sabedoria".

Há muito que se conhecer sobre a vida Pitágoras e sobre a filosofia que advém de seus conhecimentos. Esse estudo enriquece o conhecimento numerológico que temos na atualidade, pois, estudar Pitágoras, é beber da fonte do criador de toda matemática existente, seja ela material ou espiritual.

Referências: Conte, Carlos Brasílio - Pitágoras - Ciência e magia na antiga Grécia, Ed. Madras. Dicinonário Aurélio da Língua Portuguesa.

7 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, que legal saber tudo isso sobre o pai da matemática. Seu blog é muito bom. Parabéns

Anônimo disse...

Eu tenho mais interesse em saber sobre numerologia, astrologia e outras ciências. Quando vc vai marcar cursos? Aguardo seu contato, ok?

Anônimo disse...

Vi que vc trabalha com florais da Mata Atlântica. É fácil de conseguir essa linha? Onde posso comprar.
Se possível, queo marcar uma consulta. Muito Obrigada, bjos

Carina disse...

Pitágoras pode ser considerado o pai da matemática, poi desenvolveu muitas coisas, mas não foi o criador. Tanto, que ele passou 22 anos no Egito para estudar matemática com os egípcios.

Consultor em Desenvolvimento Humano, disse...

Prezada Carina, agradeço por seu post. O nome "Criador da Matemática" não refere-se a ser Pitágoras o criador da ciência matemática, que é muito mais antiga que seu advento, datada por volta de 1850 a.C. O termo 'criador' foi usado no sentido de ser ele o desenvolvedor do sistema numerológico, conhecido nos meios ocultistas como Matemática Sagrada, e por ser detentor de vastíssimo conhecimento, pois a palavra matemática, em grego μαθηματικός matematikós) significa ciência ou conhecimento.

luccas disse...

esse blog e muito legal pois ele conta kem foi pitagora e tambem ensina varias coisas eu gostei parabens

andré souza disse...

muito legal ,e importante tabem ,para as pessoas saberrem quem foi o inventor da matématica. agradeço a ale

Seguidores